G Suite - Grupos

Grupos

Uma lista de discussão também conhecida como grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros da lista/grupo.

No G Suite for Education, as listas são chamadas de Grupos, e possuem mais funcionalidades que as antigas listas de discussão.  O Grupo pode ser configurado para funcionar como: Listas de e-mails, Fóruns da Web, Fóruns de perguntas e respostas, ou Caixas de entrada de colaboração.

A Secretaria Geral de Informática está substituindo o Serviço de Listas de Discussão pelo uso do Grupos no Google.

Com o Grupos do G Suite do Google, você pode criar:

  • Listas de e-mails
  • Fóruns da Web
  • Fóruns de perguntas e respostas
  • Caixas de entrada de colaboração

Veja abaixo o que cada um faz:

Listas de e-mails

 

Os grupos podem ser criados como listas de e-mails. Com o endereço de e-mail do grupo, você pode fazer o seguinte:

  • Enviar e-mails para todos os participantes do grupo
  • Convidar os participantes para reuniões
  • Compartilhar conteúdo, inclusive arquivos, sites, vídeos e agendas do Google, com os participantes

Saiba como criar grupos como listas de e-mails clicando aqui.

 

Fóruns da Web

 

É possível criar grupos como fóruns da Web.

Os participantes dos fóruns da Web participam de discussões interativas no Grupos do Google, e  também podem postar tópicos e respostas no Grupos e receber mensagens por e-mail.

Saiba como criar grupos como fóruns da Web clicando aqui.

 

Fóruns de perguntas e respostas

 

Também é possível criar grupos como fóruns de perguntas e respostas, que são parecidos com os fóruns da Web, mas têm o objetivo de encontrar respostas para as perguntas. Os fóruns de perguntas e respostas têm os seguintes recursos:

  • Uma resposta a uma pergunta pode ser marcada como a melhor resposta.
  • Você pode definir um modelo de pergunta padrão que os usuários preenchem quando criam tópicos.

Saiba como criar grupos como fóruns de perguntas e respostas clicando aqui.

 

Caixas de entrada de colaboração

 

Nos grupos do tipo Caixas de entrada de colaboração, os participantes atribuem e acompanham tíquetes de suporte e outras consultas de clientes e colegas de trabalho. Os participantes desse tipo de grupo podem fazer o seguinte:

  • Cuidar de um tópico que se ofereceram para resolver
  • Atribuir um tópico a outro participante do grupo
  • Marcar um tópico como duplicado

 Saiba como criar Caixas de entrada de colaboração clicando aqui.

 

Como Solicitar

Abra um chamado no Helpdesk da SIn, na fila Grupo/Listas de discussão.

Preencha o Formulário de Solicitação e anexe ao chamado. 

 

Recomendações de Configurações de Grupos