Telefonia VoIP

É a tecnologia que permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet. Existem algumas alternativas na UFSCar para o uso da telefonia VoIP. Conheça:

Telefone IP: É um aparelho de telefone que se conecta direto a internet e assim pode fazer e receber ligações com a tecnologia VoIP.

 

ATA (Adaptador telefônico analógico): É um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP, a fim de realizar de chamadas VoIP.

 

Por que usar a Telefonia VoIP?

Baixo Custo: Com a tecnologia VoIP, não existe mais longa distância. A tarifa pode ser ÚNICA, a qualquer HORÁRIO e para qualquer operadora. Na telefonia tradicional, por exemplo, as tarifas só tem preço baixo se as ligações forem feitas entre celulares da mesma operadora. Uma ligação entre operadoras diferentes pode sair em média R$ 1,20 por minuto.

Mobilidade: É possível usar a telefonia VoIP em celulares e smartphones conectados à internet. Isso significa a possibilidade de levar o seu telefone VoIP pra onde você quiser, bastando apenas estar conectado. Você só precisa instalar um Aplicativo em seu smartphone.

Público alvo

Servidores (docentes e técnico-administrativo) da UFSCar

Requisitos

Os chamados devem ser feitos por docentes ou técnicos-administrativos da unidade interessada no serviço.

O que pode ser solicitado

1. Instalação de um novo telefone
2. Manutenção de um telefone com defeito
3. Movimentação de um telefone
4. Verificação de falhas em chamadas

Como solicitar o serviço

Deve abrir chamado no HelpDesk.