Softwares

Instalar e configurar softwares homologados pelos órgãos oficiais em computadores da UFSCar que estejam patrimoniados. Os softwares homologados são aqueles cujas licenças sejam de propriedade da UFSCar, ou que sejam softwares gratuitos atestados para funcionar na rede da UFSCar.

Público alvo

Servidores da UFSCar (docentes e técnico-administrativos).

O que pode ser solicitado

Instalação de software;
Configuração de software;
Remoção de software;
Dúvidas;
Software voltado para Salas de Aula Informatizadas - SAIs:

  • Criar chamado no Helpdesk-SIn
    A solicitação deve ser elaborada com antecedência mínima de 15 dias úteis, antes do início do semestre letivo da disciplina. Isso se dá em virtude de vários fatores que nem sempre estão sob nosso controle e que nossa experiência/histórico aponta que essa estimativa é segura para a realização da instalação de softwares nas SAIs. Uma das melhores formas de minimizar esse prazo é o solicitante enviar as informações mais completas possíveis;
  • Informações necessárias no chamado
    Nome completo do Software - Incluindo informações complementares que forem necessárias, tais como: versão, realease, se é para windows ou linux, se é 32 ou 64 bits, entre outras;
    Como conseguir o programa instalador desse software - link para download ou arquivo de instalação já anexado no chamado ou CD/DVD/PenDrive de instalação ou qualquer outra forma;
    O passo a passo para a instalação - A descrição da instalação ou arquivo anexado com o passo a passo ou link para o tutorial de instalação da internet;
    Licenciamento ou solução de licenciamento do Software - Caso o software não seja de licença gratuita, cabe ao solicitante garantir a quantidade de licenças suficientes para utilização do software;
    Todas as formas para contatar o Solicitante - Para que possamos dirimir dúvidas sobre a instalação do Software. Informar seu departamento, ramal, telefone, celular e e-mail de contato.
  • Processo de instalação dos softwares - Durante esse processo, outros fatores podem influenciar no prazo
    Recebimento do chamado de Instalação do software, via Helpdesk-SIn;
    Aquisição do programa instalador;
    Verificação da solução de licenciamento;
    Teste de Instalação do software em nosso laboratório;
    A instalação do software nas SAIs;
    Verificação da Instalação.

Como solocitar o serviço

Através do Atendimento e Apoio ao Usuário, Helpdesk-Sin ou por meio dos seguintes canais:

  • São Carlos
    Ramal: 8150
  • Araras
    Ramal: 2941
  • Sorocaba
    Ramal: 5987
  • Lagoa do Sino
    Ramal: 9041