Perguntas Frequentes (FAQ)

Dúvidas mais comuns sobre o Drive UFSCar

1. O que é o Drive UFSCar?

 
  • É um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos institucionais disponibilizado para todos os docentes, técnicos-administrativos e estagiários com vínculo ativo com a instituição.
 

2. O que posso fazer com o Drive UFScar?

 
  • O serviço Drive UFSCar possibilita: Sincronizar bibliotecas, pastas e arquivos entre diferentes dispositivos computacionais diferentes (PC, Celular, Tables, etc). Armazenar e facilitar o acesso a Pastas e Arquivos. Compartilhar Pastas e Arquivos entre usuários do serviço. Ele funciona de forma similar a ferramenta Dropbox. Porém ao invés dos arquivos ficarem distribuídos pela internet, estes ficam dentro da UFSCar. O serviço possibilita criar Bibliotecas, as quais representam um conjuntos de pastas. Estas pastas podem ser compartilhadas com outros usuários do Drive UFScar No momento, apenas Professores, TAs e Estagiários da UFSCar podem acessar o serviço. É possível compartilhar as pastas (ou arquivos individuais) para os usuários fora do serviços, como alunos ou pessoas sem vínculo com a UFSCar.
 

3. Como solicitar o serviço Drive UFScar?

 
  • O serviço Drive UFSCar está disponível a todos os Docentes, TAs e estágiários da UFSCar com vínculo ativo. Ele é um auto-serviço, basta acessar o endereço https://drive.ufscar.br e fornecer o seu Número UFSCar seguido de @ufscar.br, e fornecer a sua senha.
 

4. Como compartilhar pastas ou bibliotecas com outros usuários.

 
  • Acesse a sua conta em drive.ufscar.br
  • Na tela inicial, identifique a Biblioteca que deseja compartilhar.
  • Passe o mouse na coluna "Operações" e clique no ícone "<" (3 bolinhas).
  •  Selecione a quem você deseja compartilhar:
    • Aba Entrar: Você pode digitar o Número UFSCar do usuário que deseja compartilhar a biblioteca.
    • Aba Grupos: Você pode compartilhar a biblioteca com um Grupo, que você possua ou que você pertença.
    • Aba Contatos: Você pode compartilhar a biblioteca com Contatos que você já tenha adicionado na sua conta.
  • Lembre-se de selecionar o grau de compartilhamento que você deseja prover, "Leitura-Escrita" ou "Somente Leitura".
  • Clique em Enviar e seu compartilhamento está feito. As pessoas que você autorizou poderão agora acessar a pasta.
 

5. Como descompartilhar pastas ou bibliotecas

  • Acesse a sua conta em drive.ufscar.br.
  • Na tela inicial, vá no menu "Biblioteca na coluna da esquerda.
  • Localize o compartilhamento da pasta e o usuário que deseja remover. Basta então clicar em "Descompartilhar".
 

6. Como compartilhando com usuários externos a UFSCar.

 
  • Acesse a sua conta em drive.ufscar.br
  • Na tela inicial, identifique a Biblioteca com a pasta que deseja compartilhar.
  • Entre na Biblioteca.
  • Identifique a  pasta que deseja compartilhar.
  • Passe o mouse na coluna "Operações" e clique no link "Compartilhar"
  • Selecione a quem você deseja compartilhar:
    • Aba Baixar Link: Você pode gerar um link a fim de enviar as pessoas que deseja compartilhar. 
    • Aba Enviar Link: Você gerar um link no qual outras pessoas poderá enviar arquivos para sua pasta.pode compartilhar a biblioteca com um Grupo, que você possua ou que você pertença.
    • Aba Compartilhamento Privado: Você pode compartilhar a pasta da mesma maneira que você compartilha Biblioteca, para usuarios do serviço.
  • Note que posteriormente você pode gerenciar e remover estes links. Para isto vá na página inicial, no menu esquerdo, em Links.