Orientações sobre utilização do Google Meet

A Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar tem recebido nos últimos dias algumas denúncias referentes a "invasões" em reuniões e eventos realizados pela plataforma Google Meet. E, para evitar esse tipo de problema, elaborou algumas orientações à comunidade:
1 - Os membros da comunidade deverão utilizar, sempre que possível, seu e-mail institucional na plataforma G-Suite (domínio @ufscar.br ou @estudante.ufscar.br). Essa medida visa garantir a autenticidade dos participantes de reuniões, considerando que as pessoas que utilizam essas contas são autenticadas nos bancos de dados oficiais da UFSCar.
2 - A plataforma G-Suite possui o recurso de transmissão de reuniões. Esse recurso é particularmente útil para reuniões e eventos que tenham muitos expectadores, como defesas de teses e dissertações. Nesses casos, deve ser divulgado ao público interno os links das transmissões (stream.google.com), mantendo o acesso às salas do Meet apenas às pessoas que vão participar efetivamente da reunião. Para acessar esse recurso, basta utilizar o Google Agenda para criar o evento.
3 - Compete ao organizador da reunião autorizar a participação de pessoas externas à UFSCar. Nesses casos, recomenda-se cuidado na verificação de quem de fato é o participante. Para eventos públicos, que envolvam muitos participantes, recomenda-se a utilização de outras formas de interação, dado que o Google Meet não foi projetado para esse tipo de uso.
4 - É possível transmitir reuniões do Google Meet para o Youtube e Facebook. No caso do Youtube é possível utilizar um canal atrelado ao próprio e-mail institucional (o Youtube está habilitado no G-Suite). Para realizar o streaming para essas plataformas, recomenda-se a utilização de ferramentas externas, como OBS Studio (que é gratuito), StreamYard (que também possui versão gratuita), dentre outros.
5 - Outros recursos de controle de videoconferências estão sendo incorporados ao Google Meet. A empresa Google prevê para as próximas semanas o lançamento de novos recursos na ferramenta, especialmente controles de moderação das salas, buscando minimizar os impactos causados por situações de vandalismo, como as invasões.
6 - Além do Google Meet, a SIn oferece à comunidade a ferramenta Conferência Web, mantida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que também possui recursos semelhantes para vídeo conferências e aula. O acesso a essa ferramenta pode ser realizado pelo endereço https://conferenciaweb.rnp.br/, com o uso do Número UFSCar e senha. O acesso já está liberado para toda a comunidade.
7 - Caso ocorra algum problema em videoconferências utilizando o Google Meet, solicita-se ao organizador da reunião que reporte o incidente à SIn, utilizando o serviço "Denúncia de Uso Irregular do Google Meet", na Central de Serviços.