Minicurso sobre Computação Científica e utilização da Cloud UFSCar

A observação do perfil de uso durante os primeiros anos de funcionamento da Cloud UFSCar permitiu à SIn avaliar o uso da infraestrutura pela comunidade acadêmica e buscar meios para otimizar a utilização da nuvem. A partir dessa observação, o Comitê Científico, responsável pela governança do uso da Cloud UFSCar, optou por uma mudança da tecnologia empregada na nuvem, de modo a torná-la alinhada com o que é utilizado pelos grandes centros de Computação Científica, como o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).


Para apresentar aos pesquisadores esse novo modelo de funcionamento da nuvem, o Núcleo de Computação Científica da SIn realizará no dia 14 de setembro, das 9 às 18 horas, minicurso online.

A oportunidade é voltada a todos os pesquisadores da Universidade que tenham interesse em utilizar a nuvem.

A SIn também solicita aos responsáveis por projetos atualmente alocados na nuvem que colaborem apagando todas as máquinas virtuais e discos que não estiverem em uso, a fim de facilitar os trabalhos de migração da infraestrutura. A infraestrutura atual da nuvem será desativada no dia 15 de outubro, quando todas as máquinas virtuais e discos serão removidos.