Levantamento sobre hospedagem de equipamentos em datacenter

Informe SIn: Levantamento sobre hospedagem de equipamentos em datacenter

A Secretaria Geral de Informática (SIn) está realizando uma consulta à comunidade acadêmica a respeito da demanda por hospedagem de equipamentos em datacenter. O levantamento é direcionado às unidades e laboratórios de pesquisa que tenham clusters de servidores para realização de simulação computacional e atividades afins.

O objetivo do levantamento é permitir a criação de nova oferta de serviço às unidades, para que a SIn realize a hospedagem física desses equipamentos em seu datacenter. O modelo de serviço pensado, até o momento, é que os equipamentos fornecidos pelos pesquisadores sejam incorporados ao cluster de computação de alto de desempenho mantido pela SIn, funcionando na forma de equipamento multiusuário, e aumentando a capacidade computacional disponível para todos, por meio do aproveitamento de capacidade ociosa nos equipamentos distribuídos entre os diversos laboratórios.


A SIn mantém datacenter com estruturas elétricas e de refrigeração redundantes e de alta precisão, além de dispositivos de proteção contra furtos e incêndio. O datacenter conta, também, com gerador, capaz de manter o funcionamento dos equipamentos de forma ininterrupta em caso de falta de energia elétrica. Além de um aumento na qualidade do serviço, essa oferta visa aprimorar a sustentabilidade ambiental na área de informática na UFSCar, especialmente no que diz respeito à geração de lixo eletrônico e economia de energia elétrica.
As unidades e laboratórios que tenham interesse em participar da iniciativa deverão encaminhar ofício à SIn, via SEI, até dia 20/8, manifestando tal interesse. Para otimização da análise, é solicitado que no ofício as unidades informem o perfil do hardware que se pretende migrar (dados de CPU, memória e armazenamento) e como os equipamentos são utilizados atualmente para que a equipe técnica possa avaliar a viabilidade de incorporação.

Comunicado InfoRede - Edição 09/08/2021