Instabilidade no acesso à Internet e sistemas da UFSCar nos dias 08, 10 e 11 de fevereiro

Informe SIn: Instabilidade no acesso à Internet e sistemas da UFSCar nos últimos dias

A Secretaria Geral de Informática (SIn) compartilha com a comunidade universitária novas informações sobre os recentes episódios de instabilidade no acesso à Internet e sistemas da UFSCar, após a longa interrupção nos serviços da semana passada devido a falha na rede da operadora Vivo, pela qual é feita a conexão entre o Campus São Carlos e o backbone da RNP na cidade de São Paulo, a partir do qual a Universidade se conecta à rede mundial de computadores.
Parte desta instabilidade ainda é devida a esta falha, após a qual uma série de medidas corretivas precisaram ser tomadas. No entanto, na segunda-feira (8/2) e hoje (11/2), houve novas interrupções no serviço da Vivo (ainda com problemas neste momento), minimizadas pela solução de contingência concretizada na crise da semana passada, via campus da USP. Como já registrado, a expectativa é que, com o início da atuação da Algar Telecom, vencedora de licitação da RNP para prestar os serviços de conexão (e que substituirá, portanto, a Vivo), não mais existam essas interrupções frequentes, inclusive pela utilização de tecnologia diferente da atual.
Há, no entanto, também aprimoramentos a serem feitos internamente ao Campus São Carlos, em problemas que causaram, por exemplo, intermitência no acesso no dia de ontem (10/2). Para eles, a SIn, junto com a nova Administração Superior da UFSCar, está elaborando plano que prevê a contratação de consultoria externa para diagnóstico de questões relacionadas às configurações de roteamento da rede da Universidade e para treinamento de pessoal. Além disso, será dada continuidade à migração dos sistemas institucionais para serviços em nuvem, para que seu funcionamento não dependa do acesso do Campus à Internet.
A Administração Superior da UFSCar está, claro, ciente das dificuldades enfrentadas pela comunidade universitária diante das falhas no acesso à Internet e aos sistemas, especialmente em tempos de trabalho e ensino remoto, e reafirma seu compromisso em empreender todos os esforços sob sua governabilidade para máxima estabilização no menor tempo possível.
Para mais informações, confira a live realizada na semana passada com o Secretário Geral de Informática da UFSCar, Erick Lázaro Melo (aqui em versão com interpretação em Língua Brasileira de Sinais).