Armazenamento no Google Workspace terá limite de cotas

Informe SIn: Armazenamento no Google Workspace terá limite de cotas

A Secretaria Geral de Informática (SIn) informa à comunidade universitária que, devido a mudanças na política do Google Workspace for Education, haverá aplicação de cotas máximas de armazenamento para todas as instituições usuárias do serviço. 
Para garantir a sustentabilidade do serviço e espaço de armazenamento para os mais de 25 mil usuários do Google Workspace na UFSCar, de forma a não exceder os limites definidos pela Google, a SIn estabelece uma nova aplicação de cotas de armazenamento das contas institucionais para contas de estudantes e temporárias:
- Contas de estudantes terão uma cota padrão de 20 GB.
- Contas temporárias (para eventos) terão uma cota padrão de 10 GB.
Para se preparar para a mudança, a SIn recomenda aos usuários que analisem o uso atual do armazenamento e excluam os arquivos desnecessários no Drive, Gmail e Fotos. Confira as orientações técnicas para esse procedimento:
1. Para analisar o uso do armazenamento e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse: https://drive.google.com/drive/quota.
2. Para analisar ou excluir arquivos grandes ou desnecessários em drives compartilhados, acesse https://drive.google.com/drive/shared-drives.
3. Considere a possibilidade de excluir conteúdo do Drive que você pode ter copiado para um drive compartilhado.
4. Para a liberação imediata do espaço, a lixeira do Drive deve ser esvaziada. Para isso, acesse: https://drive.google.com/drive/trash.
Reforçamos que o serviço de e-mail e armazenamento de dados fornecido pela UFSCar para a comunidade acadêmica por meio do Google Workspace destina-se exclusivamente para atividades institucionais, não sendo permitido o uso da conta para fins de armazenamento de arquivos pessoais, filmes, jogos e outros conteúdos não relacionados às atividades acadêmicas e administrativas da UFSCar.
Ainda, como medida de racionalização de uso dos recursos, informamos que contas inativas, isto é, aquelas que não forem acessadas por período superior a 180 dias, serão excluídas da plataforma Google Workspace.
A nova política entrará em vigor a partir de 15 de agosto de 2022.