E-mail Institucional

A Secretaria Geral de Informática oferece o serviço de correio eletrônico através dos servidores de e-mail da UFSCar, os quais se encontram instalados em suas dependências.  O Serviço de e-mail pode ser acessado diretamente no endereço https://webmail.ufscar.br.  As mensagens também podem ser lidas através de softwares/cliente de correio eletrônico como (Mozilla Thunderbird, OutLook, Live Mail e Eudora), por POP ou IMAP.

Público alvo

Este serviço está disponível para as categorias Docentes, Servidores Técnicos Administrativos, Estagiários, Alunos de Mestrado, Doutorado e Pesquisadores.

Como solicitar

 

Docentes, Técnicos Administrativos, Alunos de mestrado, Doutorado e Pesquisadores

Para as contas de e-mail dos servidores Docentes (Assistente, Adjunto, Titular ou Substituto) e Técnicos Administrativos, poderá ser sugerido um nome para o seu e-mail institucional ( ex: joaquimsantos@ufscar.br ), para isso basta colocar a sugestão de nome no campo específico do Formulário de Solicitação que está disponível logo abaixo.  A mesma regra vale para as contas de e-mail dos Alunos de Mestrado e Doutorado e de Pesquisadores contratados por tempo determinado/indeterminado.

No caso de Professores Substitutos e/ou Pesquisadores contratados por tempo determinado, estes devem obrigatoriamente especificar a validade do contrato no campo específico do formulário de cadastro, observando que, para Professores Substitutos, o prazo máximo será de 2 anos.

Inicialmente, o e-mail institucional para Professores Substitutos é valido pelo prazo de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, podendo ser renovado desde que não exceda o período máximo de 2 (dois) anos.

Para evitar que o e-mail do Professor Substituto seja bloqueado, a secretaria do departamento a qual o ele está lotado, deverá comunicar com antecedência à SIn  sobre a prorrogação do referido contrato de trabalho através de uma declaração específica,  que deverá ser encaminhada exclusivamente por um chamado realizado no site www.helpdesk.ufscar.br.

Para realizar o cadastro do seu e-mail institucional realize a impressão do respectivo formulário através do link abaixo, preenchendo todos os campos com as informações solicitados.  Em seguida digitalize o formulário preenchido, acesse www.helpdesk.ufscar.br, abra um chamado solicitando a criação do e-mail institucional e anexe o formulário digitalizado.  Não serão aceitos cadastros entregues pessoalmente na SIn.  As solicitações devem ser feitas exclusivamente pelo site do helpdesk.

Após a efetivação/aprovação do cadastro, os dados do seu e-mail UFSCar serão enviados para o e-mail alternativo que você informou no formulário de cadastro.

 

Alunos de Graduação

Para os alunos de graduação a SIn disponibiliza um e-mail virtual no formato: g<Numero UFSCar>@polvo.ufscar.br.  Por exemplo, se o número UFSCar for 12345678, o e-mail ficará:

g12345678@ufscar.br

Este tipo de e-mail apenas redireciona as mensagens deste endereço institucional para o e-mail pessoal do aluno, cadastrado no SAGUI.  Este tipo de e-mail não serve para enviar e-mails, apenas para receber e redirecionar.

Para solicitar o e-mail virtual, o aluno deverá abrir um chamado no site www.helpdesk.ufscar.br, na fila Email::Suporte.

 

Outros casos

Nos casos em que for preciso o cadastro de e-mails que não sejam para pessoas físicas (Ex: coordenação de cursos, secretarias de cursos, secretarias de departamento, departamentos, simpósios, eventos, projetos, programas de pós graduação, etc.), será obrigatório que a solicitação  seja feita através de ofício ou memorando interno, contendo o motivo da criação da conta, o nome da pessoa responsável pela utilização e a sugestão de nome para o e-mail, não necessitando estar assinado. Tudo devera ser encaminhado somente por chamado no site www.helpdesk.ufscar.br, onde deverá ser anexado o ofício/memorando.  Após a criação da nova conta, os dados do cadastro e instruções de acesso serão enviados para o responsável/solicitante.

Formulários de Solicitação

Tutoriais