Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial WiFi Eduroam

Eduroam

Eduroam (education roaming) é uma rede sem fio disponível na UFSCar e em diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo. Basta configurá-la uma única vez e você terá acesso à Internet em todas as localidades cobertas pelo serviço.

Quem pode utilizar a eduroam?

Comunidade UFSCar: qualquer pessoa que possua um Número UFSCar, tais como servidores docentes (efetivos, substitutos, seniores e voluntários) e técnico-administrativos; estudantes de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu; pós-doutorandos e preceptores.

Visitantes de outras instituições têm acesso à rede eduroam automaticamente quando estiverem dentro da UFSCar, desde que possuam acesso à eduroam em suas instituições de origem.

Como configurar a eduroam?

A única forma segura de configurar a rede eduroam é utilizando o instalador oficial fornecido pelo serviço, que está incluído nos passos dos tutoriais de instalação abaixo.

Nós disponibilizamos uma rede sem fio chamada WIFI-INSTRUCOES para que você possa acessar esta página a partir do seu dispositivo e seguir as instruções para configurá-lo.

Selecione abaixo seu sistema operacional para ler o tutorial de instalação:

Android

 

iPhone

 

Windows 7

 

Windows 10

 

Linux

 

Mac OS

Consegui conectar à eduroam sem usar o instalador. Terei algum problema?

Se você configurou a rede eduroam sem seguir nossas instruções, seu usuário e senha podem ser facilmente roubados. Lembre-se que a UFSCar adota uma senha única para acesso à rede e para os sistemas acadêmicos e administrativos, portanto o vazamento da sua senha pode ter consequências drásticas.

Por quê?

A rede eduroam adota um padrão de autenticação que verifica usuário e senha (802.1x), em vez do padrão usado em redes sem fio domésticas (PSK), que pede somente uma senha.

Verificar usuário e senha é importante pois a UFSCar é obrigada a identificar os acessos quando solicitado por via judicial. O mesmo é válido para outras instituições e em diversos outros países, por isso a rede eduroam adota essa prática como um padrão.

O problema é que, até hoje, a maioria dos sistemas operacionais só focou em tornar amigável o processo de configuração de redes sem fio domésticas. Alguns sistemas até dão a ilusão de ser fácil configurar uma rede com usuário e senha, mas não verificam se a senha está sendo realmente enviada para a instituição, e não para um servidor falso.

A situação é ainda mais perigosa com celulares (smartphones). Imagine que você está tranquilamente caminhando pela rua, com o celular guardado no bolso. Sem perceber, você passa a alguns metros de um roteador falso, que finge pertencer à rede eduroam. Seu celular tenta se conectar automaticamente a essa rede e, o que deveria ser uma comodidade torna-se um pesadelo: seu usuário e senha são roubados sem levantar qualquer suspeita.

A GÉANT, comunidade de pesquisadores da União Europeia que é responsável pela gestão da rede eduroam, percebeu esse problema e desenvolveu um conjunto de instaladores que garantem que o perfil de acesso à rede eduroam esteja configurado de forma correta.

Essa complicação só existe com a rede eduroam?

Não, essa complicação afeta qualquer rede que autentique por usuário e senha (802.1x). A equipe da SIn identificou que os sistemas configurados seguindo os antigos tutoriais da rede WIFI-UFSCAR não se comportavam de forma segura. Por isso a rede WIFI-UFSCAR está sendo descontinuada e todos os usuários estão sendo orientados a configurar a rede eduroam em seu lugar, usando sempre os instaladores oficiais.