Você está aqui: Página Inicial Serviços Procedimento para solicitar Instalação de software nas SAIs

Procedimento para solicitar Instalação de software nas SAIs

O Docente que precisar instalar um Software para uso didático em uma Sala de Aula Informatizada (SAI), deve fazê-lo utilizando o helpdesk.

• Criar um novo chamado no helpdesk (http://helpdesksin.ufscar.br)
  • Escolher a fila de acordo com o Campus:
    • SAIs de São Carlos: CAMPUS SÃO CARLOS > Computadores > Softwares
    • SAIs de Sorocaba: CAMPUS SOROCABA > Computadores > Softwares
  • Assunto: Instalar Software XXX na Sala YYY
  • No texto do chamado, fornecer as seguintes informações:
    • Nome completo do Software (incluindo informações complementares que forem necessárias, tais como: versão, realease, se é para windows ou linux, se é 32 ou 64 bits, entre outras)
    • Forma de conseguir o programa instalador do software (link para download, arquivo de instalação anexado ao chamado, forma de conseguir o CD/DVD/PenDrive de instalação, outra forma)
    • Passo a Passo da instalação do Software (descrição da instalação, arquivo em anexo com o passo a passo ou link para o tutorial de instalação da internet)
    • Solução de licenciamento do Software. A UFSCar não instala software pirata nas SAIs. Cabe ao solicitante garantir que existem licenças em número suficientes para que os alunos possam utilizar o software. Existem licenças que são gratuitas ou de software livre e que não implicam em custo para aquisição ou instalação, se esse for o caso, o solicitante deve explicitar que essa é a solução de licenciamento.
    • Formas de contactar o Solicitante. Em alguns casos, o técnico precisará tirar dúvidas sobre a instalação do Software. Para tanto, será necessário que ele possa encontrar o solicitante com facilidade, ou seja, saber qual o departamento, ramal, telefone ou email que seja mais eficiente para contactar o solicitante.

Prazo necessário para fazer a instalação:

15 dias úteis antes do início do novo semestre letivo da disciplina.

O tempo necessário para se instalar o Software solicitado depende de vários fatores que nem sempre estão sob o controle do técnico que fará a instalação. O histórico indica que um prazo entre 10 a 15 dias é uma estimativa segura para a realização da instalação. Uma das melhores formas de minimizar esse prazo é o solicitante enviar as informações mais completas possíveis.

Outros fatores podem influenciar no prazo, como pode ser verificado abaixo na descrição simplificada do processo, por esse motivo pedimos que o pedido seja feito com a com antecedência de 15 dias úteis do início do novo semestre letivo da disciplina.

Processo de instalação de Software nas SAIs:

1. Recebimento do Chamado de Instalação do Software.
    O técnico verificar se todas as informações necessárias para instalar o software estão disponíveis no chamado. Se houver qualquer falta, ele entrará em contato com o solicitante para pedir mais informações.
  2. Aquisição do programa instalador do Software.
    O técnico buscará o programa conforme foi indicado no chamado. Pode ser fazendo o download de um arquivo anexado ao chamado (no máximo 25 Mbytes), ou baixando de um site/link da internet. Mas também pode ser utilizando uma mídia (CD, ou DVD ou PenDrive) entregue pelo solicitante, para tanto, o técnico terá de combinar com o solicitante a data e hora da entrega da mídia.
  3. Verificação da solução de licenciamento do Software.
    Se o software precisar de algum procedimento específico para garantir a aplicação da sua licença de uso (seja geração das chaves de licença(s), ou registro(s) de instalação, ou qualquer outra configuração) o técnico irá verificar junto ao solicitante o que precisa ser feito. Como existem, diversas formas de se trabalhar com as licenças, é importante que o solicitante oriente o técnico na solução particular do software em questão.
  4. Teste de Instalação do Software.
    O técnico irá fazer um "ensaio" de instalação em uma computador de teste. Neste momento o técnico poderá avaliar a complexidade da instalação, a acurácia do procedimento passo-a-passo fornecido pelo solicitante, bem como o tempo necessário para instalação. Se o técnico tiver qualquer dúvida ou dificuldade nesse momento, ele entrará em contato com o solicitante para pedir mais informações.
  5. Instalação na SAI solicitada.
    O técnico reservará um horário disponível na SAI solicitada para fazer a instalação em todos computadores disponíveis. A data da instalação dependerá da disponibilidade de horários da sala e também do tempo necessário para se fazer a instalação (avaliado no teste acima). Geralmente é necessário usar 1 meio-período (manhã ou tarde) para fazer a instalação em todos os computadores. Em alguns casos, é necessário 2 meios-períodos, mas muitas vezes a sala não está disponível o dia todo, por isso, será necessário agendar 2 dias diferentes para fazer a instalação. Além disso, as SAIs muito usadas dispõem de poucos horários livres para se fazer a instalação. Esses fatores podem dilatar o prazo estimado.
  6. Verificação da Instalação
    Após a instalação o técnico entrará em contato com o solicitante para que verifique se a instalação do software na SAI está funcionando corretamente. Caso precise de algum ajuste, o solicitante poderá indicar o que falta neste momento. Quando a instalação estiver correta, o solicitante poderá fechar o chamado diretamente no helpdesk (http://helpdesksin.ufscar.br).