DeASU - Departamento de Atendimento e Suporte ao Usuário

Os Departamentos de Atendimento e Suporte ao Usuário (DeASU) nos campi tem as seguintes atribuições:

  • Manter a infraestrutura e o acesso dos usuários da UFSCar à rede cabeada e wireless, conforme orientações da equipe da Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação – CITI;
  • Instalar e Reparar pontos de acesso cabeados e de acesso wireless;
  • Executar manutenção de endereçamento IP;
  • Montagem, configuração e manutenção de microcomputadores;
  • Instalação de hardwares como placas de som, de rede, de vídeo, dentre outras placas, periféricos como impressoras, scanners, dentre outros periféricos e etc;
  • Analisar e inventariar substituição e/ou atualização de hardwares ou periféricos;
  • Prestar e/ou oferecer apoio técnico, aos usuários da UFSCar, para microcomputadores patrimoniados ou pertencentes a projetos da UFSCar;
  • Manutenção de projetores de multimídias das salas de aulas teóricas, denominadas de AT;
  • Executar a manutenção dos laboratórios de uso exclusivo de alunos da UFSCar, laboratórios denominados como Laboratório de Informática da Graduação, ou simplesmente LIG;
  • Montar novos laboratórios de informática nos Campi, quando solicitado formalmente;
  • Montar e configurar servidores de impressão em Sistema Operacional Linux para os diversos departamentos;
  • Instalação básica de softwares nos microcomputadores, incluindo os Sistemas Operacionais Linux e WINDOWS licenciado.