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Correio Eletrônico

P.:   Quais são os usuários que podem ter um e-mail institucional na UFSCar?
R.:   O e-mail institucional está disponível para as seguintes categorias: alunos de graduação, alunos de Pós-Graduação, Docentes e Técnicos Administrativos. É obrigatório o preenchimento de formulário de cadastro.

P.:   Sou aluno calouro da UFSCar e já fiz a minha matrícula. Como eu obtenho o meu e-mail Institucional ?
R.:  No Servidor de e-mail Polvo, são mantidos os endereços eletrônicos de todos os alunos de graduação que ingressaram na UFSCar até o ano de 2009. Estes endereços seguem o seguinte padrão: g+RA@polvo.ufscar.br (Ex: g123625@polvo.ufscar.br) onde o Login é g+RA do aluno e a senha do e-mail é o seu RG.

Praticamente todos os alunos que entram na UFSCar já possuem um e-mail alternativo, sendo assim, o cadastro de novas contas está suspenso para os alunos de graduação. Por este motivo, estamos aconselhando aos alunos a utilizarem este e-mail secundário-(alternativo) para contato no Sistema ProGradWeb. Para alterar o e-mail de contato no ProGradWeb, o aluno de graduação deverá acessar o ProGradWeb com seu RA e senha, clicar no link "Alteração de senha e email" - o ProGradWeb irá forçar o aluno a trocar a senha (do ProGradWeb) para poder atualizar o campo email. Após a alteração do campo e-mail no ProGraWeb, o sistema das carteirinhas passará a enviar os dados para o e-mail alternativo que o aluno colocou no ProGradWeb.

O e-mail do polvo.ufscar.br tornou-se um tanto obsoleto para a categoria dos alunos de graduação, porque a grande maioria dos alunos já não está mais utilizando este e-mail; quer seja por questões particulares ou mesmo por não gostar das limitações de espaço em disco disponível ou das características deste e-mail;  deixando assim que a caixa postal fique cheia e abandonada.

 P.:   Sou aluno de pós-graduação da UFSCar. Como eu obtenho o meu e-mail Institucional ?
R.:   Através do preenchimento de um formulário específico de cadastro que está disponível na página da SIn ou na própria portaria da SIn . Este formulário precisa ser assinado pelo Professor orientador do aluno comprovando o Plano de Trabalho da pesquisa.

P.:   Sou Servidor Docente / Técnico Administrativo recém contratado na UFSCar. Como eu obtenho o meu e-mail Institucional ?
R.:   Através do preenchimento de um formulário específico de cadastro que está disponível na página da SIn ou na própria portaria da SIn.

P.:   Eu já possuo um e-mail institucional, mas não sei como eu faço para acessá-lo ?
R.:   Para acessar seu e-mail entre na página do WebMail da UFSCar: https://webmail.ufscar.br  - escolha a sua categoria: @ufscar.br  para Docente, Técnico Administrativo ou aluno de Pós-Graduação –  @polvo.br para alunos de Graduação – @uab.ufscar.br para aluno da UAB e entre com seu login e senha.

P.:   O que é Software de Cliente de e-mail?
R.:   Cliente de e-mail é um programa de computador que permite enviar, receber e personalizar mensagens de e-mail através de uma Rede.

P.:   Quais os Softwares de Cliente de e-mail que podem ser utilizados na UFSCar ?
R.:   Todos os softwares que possuem autenticação SMTP; ex: OutLook Express, Windows Mail (Windows Vista), IncrediMail,

P.:   Tenho um Software de Cliente de e-mail instalado no meu computador. Preciso realizar alguma configuração para ter acesso as minhas mensagens no Servidor da UFSCar ?
R.:   Sim. O manual para configuração está disponível no link:  http://www.sin.ufscar.br/tutorial

P.:    Como eu configuro o Software de Cliente de e-mail OutLook Express para acessar minhas mensagens na UFSCar?
R.:    O manual de configuração do OutLook Express está disponível no link: http://www.sin.ufscar.br/tutorial

P.:   Ao digitar a minha senha para verificar novas mensagens através do meu Software de Cliente  de e-mail (OutLook), surge uma tela pedindo para digitar novamente a minha senha. O que é pode ser isso ?
R.:   Provavelmente existe algum erro na configuração do OutLook ou então a senha para acesso que está sendo digitada está errada.

P.:   A senha que utilizo no meu e-mail é a mesma dos Sistemas ProGradWeb, Nexos?
R.:   Não, a não ser que o próprio usuário cadastrou a mesma senha para todos os sistemas. O Sistema de E-mail é independente dos Sistemas ProGradWeb e Nexos. Se o usuário alterar a senha do seu e-mail, ela não será replicada nos Sistemas de Controle Acadêmico: ProGradWeb – Nexos e vice-versa.

P.:   Após realizar a configuração no meu Software de Cliente de e-mail, não estou conseguindo enviar mensagens. O que pode estar acontecendo?
R.:   Se você não estiver conseguindo enviar mensagens através do OutLook, IncredMail, Windows Mail etc. , verifique :
1) se o seu login ou senha não estão errados;
2) verifique se a opção: Meu servidor requer autenticação – está marcada.
3) Se por algum motivo, existir alguma mensagem parada na caixa de saída, enquanto esta mensagem não sair, todas as mensagens que forem enviadas em seguida também ficarão paradas.

P.:   Quando clico na ‘caixa de entrada’ do OutLook ou em alguma outra pasta, não aparece nenhuma mensagem. O que pode estar acontecendo ?
R.:   O software OutLook Express possui uma limitação - “bug” em bytes que está associada à quantidade de mensagens armazenadas em uma determinada pasta. Geralmente, a maioria dos usuários armazena uma grande quantidade de mensagens nas pastas ‘caixa de entrada’ e ‘Itens Enviados’ , e com o tempo, esquece de apagar as mensagens mais antigas.

Quando o limite em bytes é atingido, o OutLook começa a apresentar este comportamento – de não conseguir exibir as mensagens; sendo que a qualquer momento as mensagens poderão  voltar a aparecerem ou não. A recomendação neste caso, é reinicializar o OutLook; e caso as mensagens voltem a ser exibidas, aconselhamos ao  usuário que comece a apagar rapidamente as mensagens mais antigas e/ou desnecessárias para liberar espaço em bytes.
 
P.:    Quando verifico novas mensagens através do Outlook, aparece a mensagem: Erro de Socket.
R.:   Esta mensagem pode aparecer quando o tempo de resposta de uma requisição realizada entre o computador do usuário e o Servidor, exceder o limite permitido. Neste caso pode ser algum problema no computador do usuário ou na rede a qual o computador do usuário está conectado. Reinicie o computador e tente novamente.

P.:    O que é Serviço de WebMail?
R.:   O Serviço de WebMail, é uma das mais úteis aplicações web, porque nos permite acessar, enviar, receber e gerenciar as mensagens através de um navegador da web. A grande vantagem em utilizar o WebMail é que podemos ter acesso ao e-mail de praticamente qualquer computador, desde que tenhamos uma conexão com a Internet. Na UFSCar, o WebMail disponível para a  utilização dos usuário é o Squirrel. O acesso pode ser feito através do link: https://webmail.ufscar.br

P.:   Eu preciso realizar algum cadastro para ter acesso ao Serviço de WebMail ?
R.:    Não. Quando o usuário Docente, Técnico Administrativo ou Aluno de Pós de Graduação realiza o cadastro da sua conta de e-mail através de formulário específico, este mesmo cadastro já possibilitará o uso do serviço de WebMail.

P.:    Quando eu digito o meu login e senha no WebMail, aparece a seguinte mensagem de erro: ERRO - Usuário desconhecido ou senha incorreta - Ir para a página de login.
R.:    Verifique se você clicou no link do Servidor de E-mail correto.
 
Para usuários:

Docentes, Técnicos Administrativos e Alunos de Pós-Grauduação --->  @ufscar.br
Alunos de graduação –--> @polvo.ufscar.br
Alunos da UAB ---> @uab.ufscar.br
 
Certifique-se que você está digitando corretamente o seu login e senha. O login é o nome que vem antes do símbolo do @; ex: se o e-mail do usuário for: efi@ufscar.br – neste exemplo o login seria apenas: efi. Para os alunos de graduação  o login sempre será: g+nro do RA – ex: se o e-mail do aluno for g254567@polvo.ufscar.br – então o login será: g254567 .

P.:    Esqueci a senha da minha conta de e-mail. Como faço para obter uma nova senha?
R.:   Se você possuir uma outra conta de e-mail, então envie um e-mail para senhaemail@ufscar.br solicitando uma nova senha. Não esqueça de fornecer mais informações sobre você como por ex: RA (se for aluno de graduação), nome completo, categoria (docente, técnico ou aluno), e seu curso.

P.:   Quando visualizo o conteúdo de uma mensagem através do WebMail, está aparecendo caracteres especiais em palavras que possuem acentuação.
R.:   O seu WebMail não está configurado para ver mensagens no formato HTML. Para corrigir este problema:
 clique no ícone   Opções  Preferências de Exibição – em seguida role a tela até encontrar o campo: Ver a versão HTML como padrão: Sim   Não – e marque a opção Sim

P.:    Ao tentar acessar uma determinada pasta através do WebMail UFSCar, está aparecendo a mensagem: ERRO: Conexão derrubada pelo servidor imap Query: EXPUNGE - o quê significa este erro ?

R.:  O Webmail UFSCar não suporta uma grande quantidade de mensagens em uma única pasta. Se você estiver recebendo esta mensagem ao tentar acessar qualquer uma de suas pastas, com certeza a tal pasta contem muitas mensagens (acima de 3000). Neste caso será necessário apagar as mensagens mais antigas para liberar espaço e então reestabelecer o acesso àquela determinada pasta. Para resolver este problema o usuário terá que enviar um email para disi-servicos@ufscar.br com o assunto "Ramanejamento da minha caixa postal UFSCar" - informar seu nome completo, email UFSCar e a sua categoria (docente, técnico ou aluno). Não esqueça de mencionar no email quais as mensagens que poderão ser excluidas. (Ex: apague todas as mensagens do ano de 2008, 2009, 2010).