Você está aqui: Página Inicial Drive Utilizando o Programa Cliente para Desktop Drive UFSCar

Utilizando o Programa Cliente para Desktop Drive UFSCar

Programa Cliente para o Drive UFSCar para Windows

Introdução

O serviço Drive UFSCar , é um sistema de hospedagem de arquivos, utilizando o programa Seafile, e pode ser acessado diretamente através da interface web no endereço

Os arquivos armazenados também podem ser acessados e sincronizados com seu computador pessoal ou dispositivos moveis através de aplicativos específicos, os chamados “Clientes”.

O serviço de armazenamento, trabalha com o conceito de Bibliotecas (em inglês “Libraries") para organizar seus arquivos. Uma Biblioteca é o nível mais alto de armazenamento de arquivos e pastas.

É preciso criar uma Biblioteca para depois criar pastas e arquivos dentro da Biblioteca.

É possível também compartilhar suas bibliotecas com outras pessoas ou com um grupo de pessoas.

Dessa forma, com um “Programa Cliente” instalado em seu computador ou em seu dispositivo móvel, você poderá gerenciar seus arquivos hospedados no Drive UFSCar e manter uma “Pasta” específica, em seu computador, para sincronizar suas Bibliotecas: esta pasta é uma espécie de “atalho” para os conteúdos do servidor!

Tudo o que você copiar, alterar ou apagar dentro das Bibliotecas contidas nesta pasta (que está em seu computador), será sincronizado no servidor e vice-versa, as ações feitas diretamente no servidor, através da interface web, terão efeito sobre esta pasta.

Instalação do Programa Cliente SeaFile no Windows

Baixe o arquivo de instalação no endereço https://www.seafile.com/en/download/, dentro da seção “Desktop Syncing Clients” e escolha “Client for Windows

Agora execute o arquivo de instalação que você salvou em seu computador.(Figura 01)

t01

Figura 01

Com o processo de instalação iniciado, sua primeira ação será escolher o local de instalação. Se não quiser mudar o local, é só clicar em “Next” (Figura 02).

t02

Figura 02

seguir clique no botão “Install” para iniciar o processo de instalação (Figura 03).

t03

Figura 03

Confirme a Instalação (Figura 04).

t03
Figura 04

Aguarde o processo de instalação terminar até a conclusão (Figura 05).

t05

Figura 05

Após clicar em “Finish”, será iniciado o processo de configuração no seu computador.

Será solicitado que você escolha uma pasta para sincronização de seus dados. Normalmente é a pasta do usuário do Windows, se não quiser mudar, é só clicar em “Próximo” (Figura 06).

t06

Figura 06

Na próxima tela insira os dados do servidor do Drive UFSCar (https://drive.ufscar.br), sua identificação ( o número-ufscar seguido de @ufscar.br) e a sua senha (Figura 07):

t07

Figura 07

No primeiro acesso ao Programa Cliete SeaFile, será perguntando se você deseja baixar sua “Biblioteca padrão”, que será uma subpasta dentro da pasta criada e selecionada anteriormente (no nosso exemplo a pasta Arquivos) e que será sincronizada com o servidor Drive UFSCar (Figura 08).

fig03

Figura 08

Ao clicar no Botão Sim, ele fará esse processo! Após finalizar, você pode verificar o resultado clicando no botão Abrir(Figura 09):

fig04

Figura 09

Ao clicar no botão “Abrir”, o gerenciador de arquivos do Windows se abrirá e você verá a estrutura de diretórios que o Programa Cliente Seafile criou e o conteúdo da pasta “Minha Biblioteca” (que é a biblioteca padrão), dentro da pasta “Arquivo“ (Figura 10):

fig05

Figura 10

Dentro do diretório “Arquivo” foi criada a pasta “Seafile” e dentro desta pasta, a pasta “Minha Biblioteca” que contem um arquivo exemplo chamado seafile-tutorial.doc.

A instalação foi concluida!

Janela Prinicipal do Programa Cliente SeaFile

A seguir temos a janela do Programa Cliente Seafile para o Windows (Figura 11).

Nesta interface estão organizados os seguintes itens:

• Recentemente Atualizado: estão registradas as ações recentes;

• Minhas Bibliotecas: contem todas as bibliotecas criadas;

• Sharede with me: contem os contéudos que compartilharam com você;

• Sharede with groups: contem os grupos que compartilharam com você;

• Bibliotecas sincronizadas: contem as bibliotecas que estão sincronizadas.

fig06

Figura 1

Nesta janela não é possível criar novas Bibliotecas, apenas sincronizar as existentes, criadas no seu navegador no Drive UFSCar.

ATENÇÂO: Ressaltamos que é importante que você faça a administração de suas Bibliotecas, Pastas e Arquivos pelo navegador da Web no Drive UFSCar.

Clicando com o botão direito sobre uma determinada Biblioteca, podemos verificar, na Figura 12 abaixo, as opções possíveis para as Bibliotecas existentes. Vejamos algumas:

fig07

Figura 12

• Abrir pasta: abre o conteúdo da Biblioteca a partir do Windows Explorer;
  • Ver na nuvem: o acesso ao conteúdo da Biblioteca a parti de um navegador;
  • Abrir o navegador de arquivos na nuvem: exibe o conteúdo da Biblioteca (Figura 13):

fig08

Figura 13

Ao clicar sobre a pasta desejada, é possível verificar seu conteúdo(Figura 14):

fig09

Figura 14

Ainda nesta tela, é possível “Enviar arquivos” ou “Criar” uma nova pasta dentro desta Biblioteca. Lembrando que essas ações só são permitidas dentro de uma Biblioteca. Basta clicar no sinal de “+” localizado no canto inferior esquerdo e escolher a opção desejada (Figura 15):

fig10

Figura 15

• Sincronizar agora: os dados são sincronizados e um sinal de êxito aparece no lado direto da Biblioteca (Figura 16):

FIG11

Figura 16

Ainda na janela do Programa Cliente Seafile, em sua parte inferior, é possível enviar uma pasta para o servidor (Figura 17).

fig12

Figura 17

Para isso existem duas opções: “Selecionar” ou, com o Windows Explorer aberto, arrastar uma pasta e soltar nesta região.