Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Drive Utilizando o Drive UFSCar pelo navegador

Utilizando o Drive UFSCar pelo navegador

Utilizando o Drive UFSCar pelo navegador


 Acesse o endereço https://drive.ufscar.br, e forneça o seu Número UFSCar seguido de @ufscar.br, e forneça a sua senha.

 

tela 01
Figura 01

 

Após o acesso será exibida a tela do programa e seus componentes:

tela02.png

Figura 02

 

A primeira coisa a ser feita é preencher o seu Perfil, para que seja mais seguro o compartilhamento de arquivos. Clique no ícone do canto superior direito e será aberto um menu (Figura 03), clique em “Configuração” e preencha com os seus dados.

tela03.png
Figura 03

 
A Figura 03 mostra o Número UFSCar seguido de @ufscar.br (o mesmo usado para acesso). Nesta janela também é possível visualizar a quantidade de dados armazenado, dentro da quota estabelecida de 2 GB.
O Programa Drive UFSCar gerencia Bibliotecas, Pastas e Arquivos, vamos entender como manipular cada um deles.
 


Entendendo o conceito de Biblioteca

O programa Drive UFSCar utiliza Bibliotecas (em inglês “Libraries") para organizar seus arquivos. Uma Biblioteca é o nível mais alto de armazenamento de arquivos e pastas.

Ao acessar pela primeira vez já existe uma Biblioteca padrão chamada “Minha Biblioteca”, já sendo possível armazenar pastas e arquivos nela.

Para melhor se organizar, você pode criar uma Biblioteca para cada trabalho/projeto seu, ou para tipos diferentes de documentos que você queira armazenar.

Cada Biblioteca funciona como a pasta de nível mais alto no seu disco, e possui algumas propriedades especiais.

Cada Biblioteca contém todo o histórico de modificações de seu conteúdo, e pode ser sincronizada de maneira independente com seu computador também pelo programa cliente (consulte o Manual do Programa Cliente). Você pode escolher o que quer sincronizar.

 


Criando uma Biblioteca

Para criar uma Biblioteca clique no botão “Nova Biblioteca”:

tela04.png

 

Preencha as informações solicitadas na janela, conforme figura 04. Se quiser criptografar sua Biblioteca, marque a opção e forneça a senha para criptografia. ATENÇÃO: Se você perder a senha não será possível recuperar a informação!

tela4.png
Figura 04
 

Suas Bibliotecas poderão ser acessada pelo lado esquerdo no link chamado Minhas Bibliotecas (em inglês "My Libraries").

Ao passar o ponteiro no mouse sobre o nome da Biblioteca serão exibidos alguns ícones que representam o que é possível fazer com a Biblioteca (Figura 05):

tela05.png
Figura 05

  • Compartilhar: Permite compartilhar o conteúdo de toda a Biblioteca.
  • Excluir: Apaga a Biblioteca
  • Menu: Renomear, transferir a Biblioteca para outro usuário, verificar o histórico de alterações e compartilhar Links já criados.
     

 


Manipulando Bibliotecas

Ao clicar em “Minha Biblioteca” a seguinte janela será exibida (Figura 06):

tela06.png
Figura 06
 

Vejamos o que cada botão faz:

  • Botão “Enviar Arquivos”: Ao clicar no botão “Enviar Arquivos” uma janela mostrando os arquivos em seu computador será exibida. E só selecionar o que deseja enviar. Veja na Figura 07 o arquivo “Minuta-Reunião.doc” enviado para “Minha Biblioteca”.

    tela07.png
    Figura 07

  • Botão “Nova Pasta”: É usado para criar pastas. É preciso informar o nome para a pasta. Veja a Figura 08.

tela08.png
Figura 08
 

  • Botão “Novo Arquivo”: É usado para criar arquivos no padrão Markdow (para Wiki).

  • Botão “Compartilhar”: Permite que a Biblioteca atual, sejam compartilhado entre os usuários do Drive UFSCar. (É preciso saber o Número UFSCar da pessoa com quem estaremos compartilhando).
     

 


Manipulando Arquivos e Pastas

Ao passarmos o ponteiro do mouse sobre um arquivo ou pasta, alguns ícones são exibidos. Veja na Figura 09, o que cada um deles representa:


tela09.png
Figura 09
 

  • Download: Baixa o arquivo em seu computador;
  • Compartilhar: É possível enviar um link para que outra pessoa baixe o arquivo;
  • Excluir: Apaga o arquivo.
  • Menu: Opções mais comuns com arquivos (renomear, mover e copiar) Histórico das ações e abrir no programa cliente.

 
Lembre-se:

  • Ao clicarmos em uma pasta, o conteúdo dela será exibido.
  • Ao clicarmos em um arquivo, será exibida a opção para baixar no seu computador.

 


Compartilhando Arquivos ou Pastas

Ao clicarmos no ícone “compartilhar”, a seguinte janela é exibida (Figura 10):


tela10.png
Figura 10
 

É possível fazermos o compartilhamento de maneira mais segura, adicionando uma proteção por senha, marcando a caixa de seleção “Adicionar proteção por senha”, lembrando que a senha deve ter no mínimo 8 caracteres (Figura 11). Também podemos gerar a senha automaticamente clicando no ícone da varinha mágica. O ícone do olho exibe ou oculta a senha.


tela11.png
Figura 11
 

Também é possível adicionar um período em que o compartilhamento estará disponível, clicando na caixa de seleção “Adicionar auto expiração” (Figura 12), informando o número de dias.


tela12.png
Figura 12
 

Se clicarmos no botão “Gerar”, a janela passará a exibir dois endereços (Figura 13):

  • Um Link que leva ao site exibindo o arquivo para baixar e o nome de quem compartilhou;
  • O Segundo Link baixa o arquivo de maneira direta.

tela13.png
Figura 13
 

Podemos copiar e colar os endereços ou enviar por e-mail clicando no botão “Enviar” preenchendo as informações (Figura 14):

tela14.png
Figura 14

Somente é possível compartilhar com outros usuários ou grupos do Drive UFSCar pastas ou bibliotecas. Para isso crie uma Biblioteca ou Pasta, colocando nelas o(s) arquivo(s), e então na opção compartilhar, teremos a seguinte janela (Figura 15):

tela15.png
Figura 15

Informe o Número UFSCar ou o Nome do Usuário com quem quer compartilhar, selecionando também o grau de permissão que deseja (Leitura-Escrita ou Somente-Leitura). Clique então no botão “Enviar”. Se tiver sucesso, o nome do usuário ou grupo aparecerá na janela.