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DRIVE UFSCar

Apresentação do serviço drive@ufscar

 

É um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos institucionais disponibilizado para todos os docentes, técnicos-administrativos e estagiários com vínculo ativo com a instituição. Com esse serviço os arquivos institucionais da UFSCar ficam armazenados nos servidores da instituição e disponíveis via  Internet, considerando questões de segurança e permissões de acesso. O acesso aos arquivos se dá por meio de diversos dispositivos como computadores pessoais, notebooks, smartphones e tablets, facilitando o compartilhamento de informações e o trabalho em equipe na instituição.

O serviço é baseado no software livre Seafile, que oferece as seguintes funcionalidades:

  • Sincronizar bibliotecas, pastas e arquivos entre dispositivos computacionais diferentes (PC, celular, tablet, etc.);
  • Armazenar e facilitar o acesso a pastas e arquivos;
  • Compartilhar pastas e arquivos entre usuários do serviço (diretamente pelo Drive) ou com usuários externos (por meio de uma URL de acesso gerada pelo serviço).
 
 
 
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TERMO DE USO 

Última modificação: 27 de Abril de 2017

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FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

 
  • BRASIL. Decreto nº 8.135, de 04 de novembro de 2013. Coloca as comunicações de dados do governo federal sob controle e tutela de empresas públicas da União, buscando assegurar a soberania dos dados. Em seu art. 1º, caput, o Decreto determina que: “As comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de TI fornecidos por órgãos ou entidades da  administração pública federal, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista da União e suas subsidiárias”.
  • BRASIL. Política de Segurança de Informação da Universidade Federal de São Carlos.
  • BRASIL. RESOLUÇÃO CoAd nº 070, de 28 de novembro de 2014, que estabelece as Normas e os Procedimentos para o Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de São Carlos, bem como a legislação específica vigente.

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CONDIÇÕES GERAIS

 

1. A Secretaria Geral de Informática – SIn é responsável pelo gerenciamento do serviço de compartilhamento de arquivos doravante denominado “Drive UFSCar”.


2. Todo docente, técnico-administrativo e estagiário terá direito a utilizar o serviço. Ao utilizá-lo, automaticamente concorda com este termo de uso e com suas condições.


Parágrafo Único. Não será aceita a alegação de desconhecimento deste termo de uso.


3. O uso do serviço está destinado ao armazenamento de arquivos institucionais. O conteúdo armazenado é de inteira responsabilidade do usuário.


4. Será disponibilizada para cada usuário uma cota de 2 GB de espaço para armazenamento. As chefias de unidades organizacionais poderão solicitar cota adicional, através do helpdesk na fila São Carlos / Drive, anexando ofício encaminhado ao Secretário-Geral, apresentando justificativa de uso pela unidade.


Parágrafo único. Solicitações de cota adicional serão julgadas pelo Secretário-Geral da SIn, e serão aceitas apenas caso exista disponibilidade de recursos e justificativa técnica.


5. É de inteira responsabilidade das chefias o critério de compartilhamento e permissões de acesso aos arquivos e pastas de uso comum da unidade, sendo que, na mudança de gestão, estes deverão transferir para os novos gestores a posse e

gerência destes arquivos.


§1º As instruções sobre como realizar operações de transferência de arquivos e pastas estão disponíveis no tutorial do serviço “Drive UFSCar”.


§2º Quando transferirem a posse dos arquivos e pastas para a próxima gestão, as chefias deverão solicitar a transferência da cota adicional da unidade para a conta do próximo gestor por meio de ofício encaminhado ao Secretário-Geral.


6. O histórico do serviço permite ao usuário recuperar uma quantidade limitada de versões anteriores de arquivos, mesmo daqueles apagados. Esse limite do histórico pode variar sem aviso prévio, de acordo com a capacidade de armazenamento atual da infraestrutura que mantém o serviço.


7. A SIn não recupera arquivos que foram definitivamente apagados pelo usuário, ou por eventos externos que danifiquem ou comprometam a integridade dessa informação.  Portanto, é de inteira responsabilidade do usuário a preservação e a segurança dos arquivos armazenados, mesmo que  temporariamente, nas pastas a que tem acesso.


8. Caso o vínculo do usuário com a UFSCar cesse, este perderá automaticamente o acesso ao serviço “Drive UFSCar”, e todos os seus dados serão apagados definitivamente em 60 dias, inclusive os arquivos compartilhados com outros usuários.


Parágrafo único. Dentro do prazo de 60 dias, o usuário (“remetente”) poderá solicitar a transferência de seus arquivos para um “destinatário” que possua acesso ao “Drive UFSCar”, vínculo ativo e espaço livre suficiente em sua área de  armazenamento para receber os arquivos. A solicitação, realizada em comum acordo, deverá ser registrada no “HelpDesk SIn” pelo “destinatário”, anexa a uma autorização assinada pelo “remetente”.


9. Considerando que nenhum sistema computacional é absolutamente seguro, a SIn exime-se de qualquer  responsabilidade por eventuais indisponibilidades do

serviço, danos e/ou prejuízos decorrentes de atualizações do sistema, falhas, ataques por software malicioso ou invasões.


10. A utilização do “Drive UFSCar” deverá respeitar as definições contidas neste termo, a RESOLUÇÃO CoAd nº 070, de 28 de novembro de 2014, que estabelece as Normas e os Procedimentos para o Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação na

Universidade Federal de São Carlos, bem como a legislação específica vigente.


11. A SIn reserva-se o direito  de  cancelar ou bloquear o cadastro cujas ações desrespeitem o disposto neste Termo de Uso.


12. Informações e detalhes técnicos sobre como utilizar o “Drive UFSCar”, manuais, entre outras informações estão disponíveis no site do serviço.

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